Dá para fazer churrasco sem brasa? Essa é a proposta das churrasqueiras elétricas, que oferecem uma alternativa para quem mora em ambientes pequenos, como casas sem quintal ou apartamentos, e correm o risco de colocar fogo na residência se acenderem uma pilha de carvão. Mas será que ela dá conta do recado? 

Para Eliane Londrina, professora e especialista em churrasco do Instituto Gourmet, rede nacional de cursos profissionalizantes de gastronomia, os aparelhos conseguem entregar um resultado semelhante ao preparo tradicional.

“Embora a churrasqueira elétrica não tenha o sabor defumado natural do carvão, ela consegue atingir temperaturas altas o suficiente para criar aquela crosta suculenta e caramelizada nas carnes. Usando bons cortes, temperos certos e tempo adequado, dá pra fazer um churrasco de dar água na boca. Inclusive, muitas vezes o sabor é mais puro, porque não tem interferência da fumaça ou do excesso de gordura queimando”, complementa.

Para quem sente falta do gostinho característico da brasa, a recomendação da especialista é usar fumaças líquidas e temperos específicos — como páprica defumada, bacon em pó ou deixar a carne descansando em marinadas. Adicionar madeiras próprias para o uso em um pote de alumínio dentro do aparelho também é uma opção, desde que o equipamento permita.

A seguir, Eliane e o professor de gastronomia da PUC-PR, Ricardo Amorim Cini, explicam o que não pode faltar em uma boa churrasqueira elétrica. Confira.