Em 2024, o pistache se tornou onipresente em receitas de sobremesas, bebidas e até pratos salgados. Mas o que muitos ainda não esperavam era vê-lo migrar para o universo da perfumaria — e é justamente isso que começa a acontecer. Sua fragrância naturalmente cremosa, levemente adocicada e com um toque salgado abriu caminho para criações olfativas inusitadas.
“O pistache tem essa versatilidade única: ele pode ser cremoso, levemente doce ou até salgado, dependendo de como é interpretado na fórmula — e isso dá aos perfumistas uma liberdade criativa enorme”, explica Poliana Palhano, especialista em perfumaria e gerente da Fragrance de L’Opéra, loja de perfumes em Paris (França) que tem como clientes a atriz Deborah Secco e outros famosos.
Esse movimento começa, como muitas tendências, na perfumaria de nicho, que se arrisca mais em notas pouco exploradas. E, como já aconteceu com ingredientes como figo, leite e chá, a castanha segue o mesmo caminho: começa com propostas ousadas e vai ganhando espaço no mercado comercial.
Para entender o potencial dessa nota olfativa e como ela tem sido explorada por diferentes casas de fragrâncias, buscamos opções à venda com a orientação da perfumista. Veja a seguir.